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Samstag, 25. August 2012

Estudo biblico - sobre a COMPREENSÃO DO HOMEM Parte 1




Parte 1
COMPREENSÃO
 DO HOMEM


Um Estudo bíblico sobre a Antropologia

Autor: Johannes H. Klement
Todos os direitos Johannes H. Klement
São Paulo 1998


 
 “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”
Gênesis 1:27
 INTRODUÇÃO


            O conceito que temos do homem determina toda a nossa vida. A visão que o homem tem de sigo mesmo, estabelece a ética e os valores do ser humano. Mas parece, que ele não é capaz, estabelecer esta posição em sigo mesmo. Ele precisa uma referencia. Então ele busca seu significado no mundo transcendental. Nesta busca de significado o homem levantou as antigas perguntas do ser humano e com isso as perguntas, que deram base de toda filosofia. Com isso entramos precisamos observar, que toda pedagogia, psicologia, sociologia, política, economia e todas as ciências humanos se baseam no conceito que o homem tem do homem. Este conceito é baseado na antropologia religiosa
As perguntas, que são a base do estudo são: O  que e quem é o ser humano? De onde ele vem? Para onde vai? Como deve viver? Que relação ele tem com a natureza e como deve se o ser humano adquiriu a capacidade de pensar. As respostas determinam a vida das pessoas.  O que o homem pensa, ele é. (Marco Aurélio).
            A ciência que estuda o homem recebe o nome de Antropologia (antropos = homem no grego). A antropologia estuda a origem do homem, sua natureza e funcionamento, sua cultura e sua sociologia. A antropologia cristã inclui também o relacionamento entre o homem e Deus, pois, Deus criou o homem.
            A história, através de inúmeras pesquisas, tentou descobrir a origem do homem, mas não a encontrou. A história relata muito bem os acontecimentos de 4000 anos antes de Cristo. Não temos fonte exatas para afirmar o que aconteceu antes e o que se tem são mais hipóteses do que fatos.
            O que é o homem? A esta pergunta, respondemos conforme as escrituras bíblicas. A Bíblia simplesmente confirma:
            Deus criou o homem (Gênesis 1:27)
            Só Deus sabe exatamente o que é o homem, porque foi ele que o fez. Por esta razão, devemos seguir a revelação de Deus sobre a origem e o fim do homem. Como a Bíblia contém esta informação sobre o ser humano, é importante estudarmos cuidadosamente as escrituras. Devemos comparar a revelação divina com os conceitos religiosas sobre o homem.
            Quando olho para este mundo e vejo as maravilhas e as tristesas, é difícil encontrar um conceito aceitável sobre o “Ser” do homem Ele é amoroso e carinhos, e no mesmo tempo bruto e violento. Alguns se sacrificam para os outros sacrificam todos para se tirar proveito próprio. O ser humano é um mistério.
            (Dt. 29:29) – “As cousas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre. Para que cumpramos todas as palavras desta lei”.
            A Bíblia não nos revela todos sobre a criação, que a nossa curiosidade gostaria de saber, mas revela conhecimentos reais. Logo, não temos um saber absoluto, mas um de saber verdadeiro.
            Não podemos penetrar nas profundesas do porquê da criação a resposta é a natureza de Deus. Entretanto, quem é capas de entender explicar Deus?
            O fim da criação também é Deus.
(Rm. 11.36) – “Porque dele por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.”
(Cl. 1:16) – “Pois dele foram criadas todas as cousas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam, soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
            A criação é a auto-glorificação do Deus vivo. Logo, a criação tem sua origem nÊle, bem como seu fim e seu destino. Ele é alfa e o ômega, o começo e o fim da criação. As virtudes de Deus: Onisciência, Onipresença e Onipotência, tem sua expressão na criação na matéria e do espaço, as suas qualidades: Santidade e Amor, necessitavam de uma personalidade com moralidade livre para ser expressar. Este é o ser é homem.
            A Bíblia não é um manual sistemático de antropologia. Precisamos seguir a revelação de Deus sobre o homem em todos os 66 livros na Bíblia, a fim de chegarmos a um conceito equilibrado.
            Nosso estudo é baseado nas seguinte declaração.

(Gn. 2:27) – “ Então formou o /Senhor Deus ao homem do pó da terra ele soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

 I – A ORIGEM DO HOMEM

            Conteúdo:
           
            1 – A criação revelada
                 
a)      Relatório da criação.
b)      A criação super natural.

2 – A criação bíblica em dúvida.

a)      Criação de 6 dias?
b)      Dois relatórios da criação.
c)      O que aconteceu entre Gênesis 1: 1 e 1:2?

3 – A teoria da evolução.

a)      A teoria do Charles Darwin.
b)      Thomas Huxley e Samuel Wilberforce
c)      Evolução como método de criação.
d)     Evolução: Ciência ou crença?
e)      A ética da evolução.

4 – A unidade da humanidade

a)      A doutrina bíblica.
b)      As evidências científicas.

5 - A determinação do homem.

a)      Ao governo.
b)      Vida eterna.
c)      Comunhão.
d)     Amor.

I – A Origem do Homem

           
1.      A Criação Revelada

A origem do homem está ligada a origem do mundo, e a origem do cosmo. A Bíblia
não explica, não faz comentários, ela simplesmente confirma:

(Gn: 1:1) – “No princípio Deus criou o céu e terra.”

Com isto, é afirmado que a origem de tudo é Deus. Ele criou o mundo através de Sua palavra.
(Gn 1:3; 1:6 ; 9;11, 14, 20) – “E disse Deus.”
(Jo. 1) –  “No princípio era o verbo (logos), e o verbo (logos) estava com Deus e o verbo (logos) era Deus, ele estava no princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele (logos), e sem ele (logos) nada do que foi feito se fez.”

W. K. Heisenberg desenvolveu sua teoria de informação, confirmando com isso, que nada existe sem o fator “I” = Informação. A palavra grega “logos” também pode ser traduzida por informação, a natureza como um todo, o Universo, revela a ordem perfeita que une tudo. Em tudo, encontramos “logos”.

(Rm. 4:17) –“...perante aquele no qual criou, o Deus que o vivifica os mortos e chama à existência as cousas que não existem”.

a)      Relatório da criação do homem.

A criação do homem começou com uma declaração de Deus.
(Gn 1:26) – “ Também disse Deus, façamos o homem à nossa imagem, com forme a nossa semelhança...”

O homem foi criado por Deus e não surgiu por acaso. Deus o criou no ato de vontade que o criou a própria imagem. A criação na imagem de Deus é a qualificação para o relacionamento entre Deus e o homem. O homem tem a qualificação para a comunhão com Deus.

 (Gn 1:26) –“ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa    semelhança.”

(Gn. 1.27) –“ Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.”

O homem surgiu de um ato criativo nas mãos do Senhor Deus. Deus mesmo agiu na criação do ser humano. Não foram os anjos, nem servos de Deus, mas o próprio Senhor, que é o autor da vida humana. Nosso origem é em Deus, e é Deus!

(Gn 2:27) –“Criou Deus o Homem”.

(Gn 2.07) – “ Então formou o Senhor Deus ao homem...”

A Bíblia confirma em muitos trechos que o homem tem a sua origem diretamente com Deus.

(Gn 5:1-2;Dt. 4:32;  Sl.: 100:3;  Mt. 19:4;1 Co. 11.9)

O ser humano é um milagre criado pelas mãos de Deus. Este fato é totalmente contrário à teoria da evolução. Não no acaso o homem surgiu, mas num ato amoroso de Deus. O homem também não tem sua origem num pesadelo de Krishna, como o Hinduismo ensina, mas numa ação consciente de Deus. O ser humano não saiu de um processo que um Deus distante iniciou , como os Espiritas e os Muselmanos  ensinam, e depois largou,  mas num ato carinhoso de formação especial. O ser humano saiu direito das mãos de Deus.

(Gn. 2:7) –“ ...formou o Senhor Deus ao homem  do pó da terra...”

O relatório da criação confirma que o ser humano faz parte da terra. Ele é, em sua composição física, idêntico à matéria deste planeta. Deus usou o pó da terra. Se pesquisamos a composição do ser humano, então descobrimos, que toda matéria do corpo do homem é Terreste. Eliú, constatou isto diante de Jó.

(Jó 33.6) – “Eis que diante de Deus sou como tu és., também eu sou formado do barro.”

Que grandeza de Deus! Ele é o criador! O barro se vivificou. Deus tornou o barra ser o ser humano. Ele deixou de ser simples substancia cemica. O mesmo Eliú, reconhece que é muito mais que matéria.

(Jó. 33.4) – “O espírito de Deus me fez; e o sopro de Todo-Poderoso me dá vida”.

É assim que encontramos em Gênesis.

(Gn. 2:7) –“...formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e lhe soprou as narinas o fôlego da vida...”

Este sopro divino diferencia o homem de um animal. O ser humano tem a capacidade de estabelecer conscientemente contato com o Senhor Deus.  O homem tem conhecimento da existência de Deus na sua alma. Não existe nenhuma pessoa que não seja religiosa.
De acordo com o relatório com o relatório bíblico sobre a criação do homem, este se compões de uma parte material – o corpo é de uma parte não material – o espírito. Estes dois elementos se unem através da alma.

(Gn. 2:7) – “...o homem passou a ser alma vivente.”


b)     A criação super natural

Ouvimos vozes que declaram que o livro de Gênesis não quer dizer nada sobre o modo pelo qual Deus criou o mundo e sim apenas que Ele o criou. Concordo que a Bíblia não fala tudo o que eu gostaria de saber, mas ela fornece informações verdadeiras. A Bíblia fala que Deus criou o Universo, os céus e a terra do “nada”. É um milagre, uma criação supra-natural. Deus criou o Universo e estabeleceu as leis naturais que constituem os resultados da criação e não os seus meios de criação ou de implantação.

                        (Rm. 4:17) –Deus chama à existência coisas que não existem.

(Hb. 11:3) –“Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem.”

A Bíblia também não fala de uma evolução passo a passo e sim de uma ação imediata.

(Sl. 33:9) –“Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.”

Deus criou um universo com a aparência de uma certa idade. Mas esta aparência não revela de fato a idade real.

            (Gn. 1:12) –“... e árvores que davam fruto...”

            (Gn. 1:27) –homem adulto

O criador tem a capacidade de fazer, de criar coisas., não fora das leis naturais, mas sobre as mesmas. Os milagres de Jesus Cristo constituem um exemplo disso. Ele fez pão sem trigo ( Jo. 6,4-14) o qual passou pelo pelo processo de semeadura, crescimento, e safra. Este trigo não fui moido, e nuca passou na mão de um padeiro e também não fui assado. Mas era pão real. Assim este pão tinha uma aparência de uma certa idade, que na realidade não tinha. Jesus fez vinho sem uvas (Jo. 2.1-11). A criação é sobrenatural e revela o Deus Todo-Poderoso.


2.      A criação bíblica em dúvida

O relato da Bíblia não é a única explicação para o surgimento do mundo. Todas as religiões tem uma explicação sobre o origem do mundo. Então o relato bíblico é colocado em duvida.
Nos últimos tempos, foram feitas muitas críticas em relação e criação bíblica. A teoria da evolução é atualmente a explicação sobre a existência do mundo  reconhecida pelos muitos cientistas. Com isso, a declaração de que o homem tem sua origem em Deus é negada. O próprio relatório de criação levanta certas perguntas.


A) Criação em 6 dias?

A fim de unir a teoria da evolução com a da criação, alguns teólogos dizem que os dias da criação (Gn. 1) são os períodos da evolução. Não é a exegese que exige esta explicação, mas o preconceito de que o universo saiu da evolução.

a)    A expressão:

(Gn. 1:5) – Houve tarde e manhã , o primeiro dia não indica períodos e sim um dia normal.

b)   (II Pe. 3:8) –“... para com o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.”

Este versículo não indica que Deus usou períodos na criação. Ao invés de usar este versículo para confirmar que Deus chama de mil anos um dia, podemos dizer, o que é hermeneuticamente mais correto, que deus faz num dia o trabalho de mil anos.

c)    Com a criação do Sol, da Lua e das estrelas apenas no quarto dia, surgem um bocado de perguntas:

Se o Sol só foi criado no 4º dia, o que era o dia antes?
Sem o Sol, não há vida, não há plantas, as quais foram criadas no 3º dia.
O que é a luz do 1º dia?
Isso não quer dizer que a expressão dia indique um período de milhares de anos.

(Gn. 1:16) –“Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.”

-       o luzeiro que governa o dia –  ..o Sol
-       o luzeiro que governa a noite – a Lua

Se a expressão dia fosse um período de muitos anos, a vida na terra não teria as mínimas condições de sobrevivência.
Assim como a hermenêutica exige que usemos num trecho, a mesma expressão com o mesmo sentido, o dia de Gênesis 1 é realmente um dia.

d)     O Velho Testamento e o mandamento do Sábado indicam os 6 dias reais.

Precisamos reconhecer que o relatório bíblico não indica a teoria de uma criação em períodos.


B)   Dois relatórios de criação?

Alguns teólogos falam em dois relatórios de criação do homem. Um em Gênesis 1:26-31 e o outro em Gênesis 2:7-25. Com isto declaram que não são revelações do Espírito Santo, mas lendas dos antigos homens com uma origem diferente, que foram reunidas na Bíblia.
Podemos responder a isto, afirmando que não é preciso consultar duas fontes distintas para ter estes dois relatórios de criação do homem.

a)   Na literatura hebraica, é comum (típico) o autor escrever em círculo ao objeto principal de sua redação. Em Gênesis 1, ele enfatiza o fato de Deus Ter criado o homem à sua imagem. Trata-se do relacionamento Deus-homem.

b)   Em Gênesis 2:7-17, ele enfatiza o fato do homem Ter sua origem na terra e viver nela. Tratar-se do relacionamento natureza-homem.

c)    Em Gênesis 2:18-25, ele destaca o fato do homem viver com outros seres de outras espécies, animais, e da própria espécie, os homens. Trata-se do relacionamento animais-homem e homens-homens.

Assim, Gênesis 1 e 2 se complementam ao invés de se contradizerem. Podemos dizer ainda que Gênesis 1 nos fornece um panorama da criação. Como numa foto, nos aproximamos do objeto mais interessante, como num foco, o qual é o homem.

C)  O que aconteceu entre Gênesis 1:1 e 1:2?

(Gn. 1:1) –“No princípio criou Deus os céus e a terra.”

(Gn. 1:2) –“A terra era sem forma e vazia.”

A palavra “era” também  pode ser traduzida por “tornou-se”. As palavras hebraicas “tohu” e ‘ bohu”, sem forma e vazia, são interpretadas de duas maneiras:

1.    como estado original da matéria-prima
2.    como estado destruído de um original

A teologia que se baseia na Segunda  interpretação, afirma que deus criou os céus e a terra. Depois Lúcifer se rebelou contra Deus. Na sal queda, a terra foi destruída. Assim, os dias da criação tornaram –se dias de reforma da terra, a qual tem uma idade bem mais avançada.
Concluindo, devemos dizer que os 6 dias da criação não incluem a formação o globo, mas a organização e a formação da superfície e da vida na terra, já existente. Fica como pergunta: Trata-se de uma formação ou de uma reforma?


3  - A teoria da Evolução

A fim de explicar a existência do mundo, pessoas, que negaram a sua origem pela criação, desenvolveram a teoria dos evolução dos seres.

A) A teoria de Charles Robert Darwin

Charles R . Darwin ( 1809)-1882), um biólogo inglês, escreveu em 4.11.1859, uma tese sobre “A origem das espécies”. A doutrina básica é a de que tudo que existe se desenvolveu à partir  de si próprio, por meio da evolução. Através de um encontro ocasional de elementos cósmicos, moléculas não viventes transformaram em moléculas viventes. Isto aconteceu em etapas. Depois das primeiras células, surgiram os organismos mais complexos. Através da seleção natural, os seres, mais fortes eliminaram os mais fracos e assim, a vida se desenvolveu positivamente.
            Essa teoria nega Deus como criador. O “caos”, a desordem criou a ordem, ao invés de “logos”, a ordem Ter criado o “caos”.
            O livro de Darwin cita mais de 800 frases como: “Podemos supor” ou “E de supor.”. Sua teoria se baseia totalmente em suposições.


B)  Thomas Huxly e Samuel Wilberforce

No ano de 1960, na Universidade Oxford, Inglaterra, 2 cientistas, Thomas Henry Huxly  (4.5.1925 – 29.6.1995)  realizaram um debate científico. Huxley defendeu a teoria da evolução elaborada por Darwin. Enquanto Wilberforce se baseou na criação. Wilberforce perdeu. A partir deste debate, a teoria da evolução começou a ser cientificamente reconhecida. Quem quisesse ser cientista, só seria reconhecido se seguisse a teoria da evolução. O argumento com que Huxley venceu Wilberforce foi o seguinte: “Suponhamos que temos 10 macacos de 10 máquinas de escrever, mais papel infinito e tempo infinito. Os macacos escreveriam nas máquinas, sem lógica. Qual a probalidade de aparecer nestes escritos, trechos tais, como a oração do Senhor ou o Salmo 23? No cálculo da probalidade, sempre que o infinito é incluído, o resultado é 1. Wilberforce não sabia responder a este exemplo que queria provar que o caos cria o lobos e a desordem, a ordem.
Doutor Athur Ernest Wilder-Smith  refutou a argumentação de Huxley. A escrita de uma máquina é irreverssível. Com isso, a máquina de escrever era a ordem, o logos, que deu a probalidade a estas escritas.
Suponhamos que temos máquinas de escrever reversíveis. A probalidade de nada sair escrito é 1.
Embora a argumentação de Huxley fosse fundado, ele ganhou o debate de Oxford. (1860). Com isso, a teoria da evolução se espalhou pelo mundo inteiro.  Hoje, esta teoria é ensinada a quase todas as crianças do mundo, como fato científico.

C) Evolução como um método de criação

Para unir a teoria da evolução, cientificamente reconhecida, com a fé cristã, alguns teólogos argumentaram que Deus usou a evolução como método de criação. Esta argumentação levanta mais perguntas do que as responde:

a)    se o acaso é direcionado, não é mais acaso.

b) A teoria da evolução quer explicar o mundo, excluindo a existência de Deus. Assim, a teoria da evolução e da criação se contradizer em seu ponto de partida. Tese e antítese não unem tão facilmente numa síntese.

c) A revelação do caráter de Deus em Cristo é absolutamente contrária ao princípio da seleção natural. Ele, mais forte não rejeitou e desprezou o fraco. Deus cuida dos fracos.

d) O ensino bíblico da vida segundo o propósito de Deus é o amor. O forte deve suportar e ajudar o fraco e não eliminá-lo. Isso é totalmente contrário a existência da seleção natural.

e) Viver conforme os princípios da seleção natural não é natural, é contra o propósito de Deus e é pecado.


D)      A evolução é ciência ou crença?

Como vimos, a teoria da evolução não é baseada em fatos científicos, mas em suposições. Em seus desenvolvimento, esta mesma teoria se contradiz. Até hoje, a sua veracidade nunca foi provado. No tempo de Darwin, aceitar a teoria da evolução era um ato de fé, precedido de uma tentativa de veracidade. Com isso, esta teoria perde qualificação de resultado do trabalho científico.
A cor dos óculos que uso determina a cor de tudo que vejo. Se creio que Deus criou o mundo, contra argumentos para provar o que creio. Se creio que o acaso criou o mundo, também encontro argumentos. Entretanto, em ambos os casos, estes argumentos não provam cientificamente a origem do mundo.


Perguntas da teoria da evolução:


a)      A teoria da evolução é baseada no processo positivo do desenvolvimento. Como pode se explicar que na realidade do Cosmo, acontece o contrária? A 2ª  lei de termo dinâmica diz: “A entropia aumenta.”

b)      Segundo o cientista Heisenberg, do mundo nada existe sem o fator I =   Informação. Como podemos encontrar o logos em tudo, seus caos o criador de tudo?

c)      Porque a realização do princípio da seleção natural, dentro de uma sociedade, extermina a mesma?

d)     A anarquia nunca contribuiu nada. O caos é sempre destrutivo. Como o caos pode criar algo positivo?

e)      De onde vem a consciência moral dos homens?

f)       Porque a raça humana mostra todas as características de degeneração, apesar de passados por um desenvolvimento técnico?

g)      De acordo com a seleção natural, para que aconteça uma evolução positiva do nada ao ser humano, muito tempo é necessário, mais do que temos na história do Cosmo e da terra. Como se explica isso?

h)      Segundo a arqueologia e pesquisas científicas, foi historicamente provado que a raça humanada (a zivilisacao) existe há apenas 10.000 anos. Como isso se explica?

Poderíamos fazer muitas outras perguntas, mas estas, não são suficientes para provar que a teoria não passa de uma crença que nega que Deus, a inteligência que criou o universo.

    .             E)  A ética da evolução.


Qual é a ética que nasce nesta crença?

Se estudarmos bem o nazismo e a destruição ocorrida durante a Segunda guerra mundial descobriremos em sua base filosófica a teoria da evolução, a ética da seleção natural é a lei do mais forte. Que tem o poder e tem a razão.
“O homem não passa de um erro da natureza que surgiu do acaso, sem sentido e sem propósito neste  mundo.” (Jaques Monod).
A lei do mais forte, juntamente com a falta total de valores, cria a anarquia e eleve o indivíduo `a  uma frustração absoluta a evolução leva o ser humano onde não há saída.
A tentativa de valorizar a natureza e o homem é destinado ao fracasso, pois o acaso e o caos jamais podem estabelecer valores.
Porque o homem forte não pode usar sua força contra o fraco.
Porque o rico não deve usar seu poder para explorar o pobre?
Porque o inteligente não pode usar sua inteligência para sujeitar o bobo?
Se seguirmos a teoria da evolução, isto não só será permitido como também necessário. Isto levaria à catástrofe da humanidade. Porque não? Se colocarmos todos os mísseis atômicos em posição e  acabarmos de uma vez por todas com o erro da evolução – a raça humana, a paz voltará ao universo.

Conclusão: A ética da evolução não construiu mas destruiu a humanidade. Muitos dos conflitos da sociedade e entre as nações, tem sua fonte aqui. A concepção que temos do ser humano baseado na sua origem, determina nosso comportamento pessoal, social e político.