Parte 1
COMPREENSÃO
DO HOMEM
Um Estudo bíblico sobre a Antropologia
Autor: Johannes H.
Klement
Todos os direitos Johannes H. Klement
São Paulo 1998
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou”
Gênesis 1:27
INTRODUÇÃO
O conceito que temos do homem
determina toda a nossa vida. A visão que o homem tem de sigo mesmo, estabelece
a ética e os valores do ser humano. Mas parece, que ele não é capaz, estabelecer
esta posição em sigo mesmo. Ele precisa uma referencia. Então ele busca seu
significado no mundo transcendental. Nesta busca de significado o homem
levantou as antigas perguntas do ser humano e com isso as perguntas, que deram
base de toda filosofia. Com isso entramos precisamos observar, que toda
pedagogia, psicologia, sociologia, política, economia e todas as ciências
humanos se baseam no conceito que o homem tem do homem. Este conceito é baseado
na antropologia religiosa
As perguntas, que são a base do estudo são: O que e quem é o ser humano? De onde ele vem?
Para onde vai? Como deve viver? Que relação ele tem com a natureza e como deve
se o ser humano adquiriu a capacidade de pensar. As respostas determinam a vida
das pessoas. O que o homem pensa, ele é.
(Marco Aurélio).
A ciência que estuda o homem recebe
o nome de Antropologia (antropos = homem no grego). A antropologia estuda a
origem do homem, sua natureza e funcionamento, sua cultura e sua sociologia. A
antropologia cristã inclui também o relacionamento entre o homem e Deus, pois,
Deus criou o homem.
A história, através de inúmeras
pesquisas, tentou descobrir a origem do homem, mas não a encontrou. A história
relata muito bem os acontecimentos de 4000 anos antes de Cristo. Não temos
fonte exatas para afirmar o que aconteceu antes e o que se tem são mais
hipóteses do que fatos.
O que é o homem? A esta pergunta,
respondemos conforme as escrituras bíblicas. A Bíblia simplesmente confirma:
Deus criou o homem (Gênesis 1:27)
Só Deus sabe exatamente o que é o
homem, porque foi ele que o fez. Por esta razão, devemos seguir a revelação de
Deus sobre a origem e o fim do homem. Como a Bíblia contém esta informação
sobre o ser humano, é importante estudarmos cuidadosamente as escrituras.
Devemos comparar a revelação divina com os conceitos religiosas sobre o homem.
Quando olho para este mundo e vejo
as maravilhas e as tristesas, é difícil encontrar um conceito aceitável sobre o
“Ser” do homem Ele é amoroso e carinhos, e no mesmo tempo bruto e violento.
Alguns se sacrificam para os outros sacrificam todos para se tirar proveito
próprio. O ser humano é um mistério.
(Dt. 29:29) – “As cousas encobertas
pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a
nossos filhos para sempre. Para que cumpramos todas as palavras desta lei”.
A Bíblia não nos revela todos sobre
a criação, que a nossa curiosidade gostaria de saber, mas revela conhecimentos
reais. Logo, não temos um saber absoluto, mas um de saber verdadeiro.
Não
podemos penetrar nas profundesas do porquê da criação a resposta é a natureza
de Deus. Entretanto, quem é capas de entender explicar Deus?
O fim da criação também é Deus.
(Rm. 11.36) –
“Porque dele por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a
glória eternamente. Amém.”
(Cl. 1:16) – “Pois dele foram criadas todas as cousas, nos céus e
sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam, soberanias,
quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
A criação é a auto-glorificação do
Deus vivo. Logo, a criação tem sua origem nÊle, bem como seu fim e seu destino.
Ele é alfa e o ômega, o começo e o fim da criação. As virtudes de Deus:
Onisciência, Onipresença e Onipotência, tem sua expressão na criação na matéria
e do espaço, as suas qualidades: Santidade e Amor, necessitavam de uma
personalidade com moralidade livre para ser expressar. Este é o ser é homem.
A Bíblia não é um manual sistemático
de antropologia. Precisamos seguir a revelação de Deus sobre o
homem em todos os 66 livros na Bíblia, a fim de chegarmos a um conceito
equilibrado.
Nosso estudo é baseado nas seguinte
declaração.
(Gn.
2:27) – “ Então formou o /Senhor Deus ao homem do pó da terra ele soprou nas
narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
I
– A ORIGEM DO HOMEM
Conteúdo:
1 – A criação revelada
a)
Relatório da criação.
b)
A criação super natural.
2 – A
criação bíblica em dúvida.
a)
Criação de 6 dias?
b)
Dois relatórios da criação.
c)
O que aconteceu entre Gênesis 1: 1
e 1:2?
3 – A
teoria da evolução.
a)
A teoria do Charles Darwin.
b)
Thomas Huxley e Samuel Wilberforce
c)
Evolução como método de criação.
d)
Evolução: Ciência ou crença?
e)
A ética da evolução.
4 – A
unidade da humanidade
a)
A doutrina bíblica.
b)
As evidências científicas.
5 -
A determinação do homem.
a)
Ao governo.
b)
Vida eterna.
c)
Comunhão.
d)
Amor.
1. A Criação
Revelada
A origem
do homem está ligada a origem do mundo, e a origem do cosmo. A Bíblia
não explica, não faz comentários, ela simplesmente confirma:
(Gn: 1:1) – “No
princípio Deus criou o céu e terra.”
Com isto, é
afirmado que a origem de tudo é Deus. Ele criou o mundo através de Sua palavra.
(Gn 1:3; 1:6 ;
9;11, 14, 20) – “E disse Deus.”
(Jo. 1) –
“No princípio era o verbo (logos), e o verbo (logos) estava com Deus e o
verbo (logos) era Deus, ele estava no princípio com Deus. Todas as cousas foram
feitas por intermédio dele (logos), e sem ele (logos) nada do que foi feito se
fez.”
W. K.
Heisenberg desenvolveu sua teoria de informação, confirmando com isso, que nada
existe sem o fator “I” = Informação. A palavra grega “logos” também pode ser
traduzida por informação, a natureza como um todo, o Universo, revela a ordem
perfeita que une tudo. Em tudo, encontramos “logos”.
(Rm. 4:17)
–“...perante aquele no qual criou, o Deus que o vivifica os mortos e chama à
existência as cousas que não existem”.
a) Relatório da
criação do homem.
A
criação do homem começou com uma declaração de Deus.
(Gn 1:26) – “
Também disse Deus, façamos o homem à nossa imagem, com forme a nossa
semelhança...”
O
homem foi criado por Deus e não surgiu por acaso. Deus o criou no ato de
vontade que o criou a própria imagem. A criação na imagem de Deus é a
qualificação para o relacionamento entre Deus e o homem. O homem tem a
qualificação para a comunhão com Deus.
(Gn
1:26) –“ Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.”
(Gn. 1.27) –“
Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem
e mulher os criou.”
O
homem surgiu de um ato criativo nas mãos do Senhor Deus. Deus mesmo agiu na
criação do ser humano. Não foram os anjos, nem servos de Deus, mas o próprio
Senhor, que é o autor da vida humana. Nosso origem é em Deus, e é Deus!
(Gn 2:27) –“Criou
Deus o Homem”.
(Gn 2.07) – “
Então formou o Senhor Deus ao homem...”
A
Bíblia confirma em muitos trechos que o homem tem a sua origem diretamente com
Deus.
(Gn 5:1-2;Dt. 4:32;
Sl.: 100:3; Mt. 19:4;1 Co. 11.9)
O ser
humano é um milagre criado pelas mãos de Deus. Este fato é totalmente contrário
à teoria da evolução. Não no acaso o homem surgiu, mas num ato amoroso de Deus.
O homem também não tem sua origem num pesadelo de Krishna, como o Hinduismo
ensina, mas numa ação consciente de Deus. O ser humano não saiu de um processo
que um Deus distante iniciou , como os Espiritas e os Muselmanos ensinam, e depois largou, mas num ato carinhoso de formação especial. O
ser humano saiu direito das mãos de Deus.
(Gn. 2:7) –“
...formou o Senhor Deus ao homem do pó
da terra...”
O
relatório da criação confirma que o ser humano faz parte da terra. Ele é, em
sua composição física, idêntico à matéria deste planeta. Deus usou o pó da
terra. Se pesquisamos a composição do ser humano, então descobrimos, que toda
matéria do corpo do homem é Terreste. Eliú, constatou isto diante de Jó.
(Jó 33.6) – “Eis
que diante de Deus sou como tu és., também eu sou formado do barro.”
Que grandeza de
Deus! Ele é o criador! O barro se vivificou. Deus tornou o barra ser o ser
humano. Ele deixou de ser simples substancia cemica. O mesmo Eliú, reconhece
que é muito mais que matéria.
(Jó. 33.4) – “O
espírito de Deus me fez; e o sopro de Todo-Poderoso me dá vida”.
É assim que
encontramos em Gênesis.
(Gn. 2:7)
–“...formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e lhe soprou as narinas
o fôlego da vida...”
Este sopro divino diferencia o homem de um animal. O ser humano tem
a capacidade de estabelecer conscientemente contato com o Senhor Deus. O homem tem conhecimento da existência de
Deus na sua alma. Não existe nenhuma pessoa que não seja religiosa.
De
acordo com o relatório com o relatório bíblico sobre a criação do homem, este
se compões de uma parte material – o corpo é de uma parte não material – o espírito.
Estes dois elementos se unem através da alma.
(Gn. 2:7) –
“...o homem passou a ser alma vivente.”
b) A criação super
natural
Ouvimos
vozes que declaram que o livro de Gênesis não quer dizer nada sobre o modo pelo
qual Deus criou o mundo e sim apenas que Ele o criou. Concordo que a Bíblia não
fala tudo o que eu gostaria de saber, mas ela fornece informações verdadeiras.
A Bíblia fala que Deus criou o Universo, os céus e a terra do “nada”. É um milagre,
uma criação supra-natural. Deus criou o Universo e estabeleceu as leis naturais
que constituem os resultados da criação e não os seus meios de criação ou de implantação.
(Rm. 4:17) –Deus chama à existência coisas que não existem.
(Hb. 11:3)
–“Pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de
maneira que o visível veio a existir das cousas que não aparecem.”
A Bíblia
também não fala de uma evolução passo a passo e sim de uma ação imediata.
(Sl. 33:9)
–“Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir.”
Deus
criou um universo com a aparência de uma certa idade. Mas esta aparência não
revela de fato a idade real.
(Gn.
1:12) –“... e árvores que davam fruto...”
(Gn.
1:27) –homem adulto
O
criador tem a capacidade de fazer, de criar coisas., não fora das leis
naturais, mas sobre as mesmas. Os milagres de Jesus Cristo constituem um
exemplo disso. Ele fez pão sem trigo ( Jo. 6,4-14) o qual passou pelo pelo
processo de semeadura, crescimento, e safra. Este trigo não fui moido, e nuca
passou na mão de um padeiro e também não fui assado. Mas era pão real. Assim
este pão tinha uma aparência de uma certa idade, que na realidade não tinha.
Jesus fez vinho sem uvas (Jo. 2.1-11). A criação é sobrenatural e revela o Deus
Todo-Poderoso.
2. A criação
bíblica em dúvida
O
relato da Bíblia não é a única explicação para o surgimento do mundo. Todas as
religiões tem uma explicação sobre o origem do mundo. Então o relato bíblico é
colocado em duvida.
Nos
últimos tempos, foram feitas muitas críticas em relação e criação bíblica. A
teoria da evolução é atualmente a explicação sobre a existência do mundo reconhecida pelos muitos cientistas. Com
isso, a declaração de que o homem tem sua origem em Deus é negada. O próprio
relatório de criação levanta certas perguntas.
A) Criação em 6
dias?
A fim de unir a teoria da evolução com a
da criação, alguns teólogos dizem que os dias da criação (Gn. 1) são os
períodos da evolução. Não é a exegese que exige esta explicação, mas o
preconceito de que o universo saiu da evolução.
a)
A expressão:
(Gn. 1:5) – Houve tarde e manhã , o
primeiro dia não indica períodos e sim um dia normal.
b)
(II Pe. 3:8)
–“... para com o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia.”
Este
versículo não indica que Deus usou períodos na criação. Ao invés de usar este
versículo para confirmar que Deus chama de mil anos um dia, podemos dizer, o
que é hermeneuticamente mais correto, que deus faz num dia o trabalho de mil
anos.
c)
Com a criação do
Sol, da Lua e das estrelas apenas no quarto dia, surgem um bocado de perguntas:
Se o Sol só foi
criado no 4º dia, o que era o dia antes?
Sem o Sol, não
há vida, não há plantas, as quais foram criadas no 3º dia.
O que é a luz do
1º dia?
Isso não quer
dizer que a expressão dia indique um período de milhares de anos.
(Gn. 1:16) –“Fez Deus os dois grandes
luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez
também as estrelas.”
-
o luzeiro que
governa o dia – ..o Sol
-
o luzeiro que
governa a noite – a Lua
Se a expressão dia fosse um período de muitos anos, a vida na terra
não teria as mínimas condições de sobrevivência.
Assim como a hermenêutica exige que usemos num trecho, a mesma
expressão com o mesmo sentido, o dia de Gênesis 1 é realmente um dia.
d)
O Velho
Testamento e o mandamento do Sábado indicam os 6 dias reais.
Precisamos reconhecer que o relatório bíblico não indica a teoria de
uma criação em períodos.
B) Dois relatórios
de criação?
Alguns teólogos falam em dois relatórios de criação do homem. Um em
Gênesis 1:26-31 e o outro em Gênesis 2:7-25. Com isto declaram que não são
revelações do Espírito Santo, mas lendas dos antigos homens com uma origem
diferente, que foram reunidas na Bíblia.
Podemos responder a isto, afirmando que não é preciso consultar duas
fontes distintas para ter estes dois relatórios de criação do homem.
a) Na literatura hebraica, é comum (típico) o autor
escrever em círculo ao objeto principal de sua redação. Em Gênesis 1, ele
enfatiza o fato de Deus Ter criado o homem à sua imagem. Trata-se do
relacionamento Deus-homem.
b) Em Gênesis 2:7-17, ele enfatiza o fato do homem Ter
sua origem na terra e viver nela. Tratar-se do relacionamento natureza-homem.
c) Em Gênesis 2:18-25, ele destaca o fato do homem viver
com outros seres de outras espécies, animais, e da própria espécie, os homens.
Trata-se do relacionamento animais-homem e homens-homens.
Assim, Gênesis 1 e 2 se complementam ao invés de se contradizerem.
Podemos dizer ainda que Gênesis 1 nos fornece um panorama da criação. Como numa
foto, nos aproximamos do objeto mais interessante, como num foco, o qual é o
homem.
(Gn. 1:1) –“No princípio criou Deus os céus e a
terra.”
(Gn. 1:2) –“A terra era sem forma e vazia.”
A palavra “era” também pode
ser traduzida por “tornou-se”. As palavras hebraicas “tohu” e ‘ bohu”, sem
forma e vazia, são interpretadas de duas maneiras:
1.
como estado
original da matéria-prima
2.
como estado
destruído de um original
A teologia que se baseia na Segunda
interpretação, afirma que deus criou os céus e a terra. Depois Lúcifer
se rebelou contra Deus. Na sal queda, a terra foi destruída. Assim, os dias da
criação tornaram –se dias de reforma da terra, a qual tem uma idade bem mais
avançada.
Concluindo, devemos dizer que os 6 dias da criação não incluem a
formação o globo, mas a organização e a formação da superfície e da vida na
terra, já existente. Fica como pergunta: Trata-se de uma formação ou de uma
reforma?
3 - A teoria da Evolução
A fim de explicar a existência do mundo, pessoas, que negaram a sua
origem pela criação, desenvolveram a teoria dos evolução dos seres.
A) A teoria de Charles Robert Darwin
Charles R . Darwin ( 1809)-1882), um biólogo inglês, escreveu em
4.11.1859, uma tese sobre “A origem das espécies”. A doutrina básica é a de que
tudo que existe se desenvolveu à partir
de si próprio, por meio da evolução. Através de um encontro ocasional de
elementos cósmicos, moléculas não viventes transformaram em moléculas viventes.
Isto aconteceu em etapas. Depois das primeiras células, surgiram os organismos
mais complexos. Através da seleção natural, os seres, mais fortes eliminaram os
mais fracos e assim, a vida se desenvolveu positivamente.
Essa teoria nega Deus como criador.
O “caos”, a desordem criou a ordem, ao invés de “logos”, a ordem Ter criado o
“caos”.
O livro de Darwin cita mais de 800
frases como: “Podemos supor” ou “E de supor.”. Sua teoria se baseia totalmente
em suposições.
B) Thomas Huxly e Samuel Wilberforce
No ano de 1960, na Universidade Oxford, Inglaterra, 2 cientistas,
Thomas Henry Huxly (4.5.1925 –
29.6.1995) realizaram um debate
científico. Huxley defendeu a teoria da evolução elaborada por Darwin. Enquanto
Wilberforce se baseou na criação. Wilberforce perdeu. A partir deste debate, a
teoria da evolução começou a ser cientificamente reconhecida. Quem quisesse ser
cientista, só seria reconhecido se seguisse a teoria da evolução. O argumento
com que Huxley venceu Wilberforce foi o seguinte: “Suponhamos que temos 10
macacos de 10 máquinas de escrever, mais papel infinito e tempo infinito. Os
macacos escreveriam nas máquinas, sem lógica. Qual a probalidade de aparecer
nestes escritos, trechos tais, como a oração do Senhor ou o Salmo 23? No
cálculo da probalidade, sempre que o infinito é incluído, o resultado é 1.
Wilberforce não sabia responder a este exemplo que queria provar que o caos
cria o lobos e a desordem, a ordem.
Doutor Athur Ernest Wilder-Smith
refutou a argumentação de Huxley. A escrita de uma máquina é
irreverssível. Com isso, a máquina de escrever era a ordem, o logos, que deu a
probalidade a estas escritas.
Suponhamos que temos máquinas de escrever reversíveis. A probalidade
de nada sair escrito é 1.
Embora a argumentação de Huxley fosse fundado, ele ganhou o debate
de Oxford. (1860). Com isso, a teoria da evolução se espalhou pelo mundo
inteiro. Hoje, esta teoria é ensinada a
quase todas as crianças do mundo, como fato científico.
C) Evolução como um método de criação
Para unir a teoria da evolução, cientificamente reconhecida, com a
fé cristã, alguns teólogos argumentaram que Deus usou a evolução como método de
criação. Esta argumentação levanta mais perguntas do que as responde:
a)
se o acaso é
direcionado, não é mais acaso.
b) A teoria da evolução quer explicar o mundo,
excluindo a existência de Deus. Assim, a teoria da evolução e da criação se
contradizer em seu ponto de partida. Tese e antítese não unem tão facilmente
numa síntese.
c) A revelação do caráter de Deus em Cristo é
absolutamente contrária ao princípio da seleção natural. Ele, mais forte não
rejeitou e desprezou o fraco. Deus cuida dos fracos.
d) O ensino bíblico da vida segundo o propósito de
Deus é o amor. O forte deve suportar e ajudar o fraco e não eliminá-lo. Isso é
totalmente contrário a existência da seleção natural.
e) Viver conforme os princípios da seleção natural
não é natural, é contra o propósito de Deus e é pecado.
D)
A evolução é ciência
ou crença?
Como vimos, a teoria da evolução não é baseada em fatos científicos,
mas em suposições. Em seus desenvolvimento, esta mesma teoria se contradiz. Até
hoje, a sua veracidade nunca foi provado. No tempo de Darwin, aceitar a teoria
da evolução era um ato de fé, precedido de uma tentativa de veracidade. Com
isso, esta teoria perde qualificação de resultado do trabalho científico.
A cor dos óculos que uso determina a cor de tudo que vejo. Se creio
que Deus criou o mundo, contra argumentos para provar o que creio. Se creio que
o acaso criou o mundo, também encontro argumentos. Entretanto, em ambos os
casos, estes argumentos não provam cientificamente a origem do mundo.
Perguntas da teoria da
evolução:
a)
A teoria da
evolução é baseada no processo positivo do desenvolvimento. Como pode se
explicar que na realidade do Cosmo, acontece o contrária? A 2ª lei de termo dinâmica diz: “A entropia
aumenta.”
b)
Segundo o
cientista Heisenberg, do mundo nada existe sem o fator I = Informação. Como podemos encontrar o logos
em tudo, seus caos o criador de tudo?
c)
Porque a
realização do princípio da seleção natural, dentro de uma sociedade, extermina
a mesma?
d)
A anarquia nunca
contribuiu nada. O caos é sempre destrutivo. Como o caos pode criar algo
positivo?
e)
De onde vem a
consciência moral dos homens?
f)
Porque a raça
humana mostra todas as características de degeneração, apesar de passados por
um desenvolvimento técnico?
g)
De acordo com a
seleção natural, para que aconteça uma evolução positiva do nada ao ser humano,
muito tempo é necessário, mais do que temos na história do Cosmo e da terra.
Como se explica isso?
h)
Segundo a
arqueologia e pesquisas científicas, foi historicamente provado que a raça
humanada (a zivilisacao) existe há apenas 10.000 anos. Como isso se explica?
Poderíamos fazer muitas outras perguntas, mas estas, não são
suficientes para provar que a teoria não passa de uma crença que nega que Deus,
a inteligência que criou o universo.
. E) A ética da evolução.
Qual é a ética que nasce nesta crença?
Se estudarmos bem o nazismo e a destruição ocorrida durante a
Segunda guerra mundial descobriremos em sua base filosófica a teoria da
evolução, a ética da seleção natural é a lei do mais forte. Que tem o poder e tem a razão.
“O homem não passa de um erro da natureza que surgiu do acaso, sem
sentido e sem propósito neste mundo.”
(Jaques Monod).
A lei do mais forte, juntamente com a falta total de valores, cria a
anarquia e eleve o indivíduo `a uma
frustração absoluta a evolução leva o ser humano onde não há saída.
A tentativa de valorizar a natureza e o homem é destinado ao
fracasso, pois o acaso e o caos jamais podem estabelecer valores.
Porque o homem forte não pode usar sua força contra
o fraco.
Porque o rico não deve usar seu poder para explorar
o pobre?
Porque o inteligente não pode usar sua inteligência
para sujeitar o bobo?
Se seguirmos a teoria da evolução, isto não só será permitido como
também necessário. Isto levaria à catástrofe da humanidade. Porque não? Se
colocarmos todos os mísseis atômicos em posição e acabarmos de uma vez por todas com o erro da
evolução – a raça humana, a paz voltará ao universo.
Conclusão: A ética da evolução não construiu mas destruiu a humanidade. Muitos
dos conflitos da sociedade e entre as nações, tem sua fonte aqui. A concepção
que temos do ser humano baseado na sua origem, determina nosso comportamento
pessoal, social e político.